Existe uma espécie de mito entre as PMEs que coloca o branding como um investimento necessário apenas para marcas que possuem grande poder de investimento. Dessa forma, muitas marcas acabam vendo o branding como um custo alto e desnecessário, menosprezando etapas essenciais desse processo.
Analisando a função principal do branding, fica claro que esse é um investimento imprescindível para o sucesso de qualquer marca nos dias atuais.
Esclarecendo o branding
O branding possui várias interpretações, mas de forma resumida, é o árduo e contínuo trabalho de manter uma marca viva na mente dos consumidores. Afinal, esse é exatamente o local onde as marcas residem.
Quando alguém diz que OMO é o melhor sabão em pó, o que foi usado na sua análise? Será que foi somente a limpeza das roupas ou junto está o mix de valores e conceitos que a marca injetou na mente de todos através de centenas de campanhas publicitárias durante anos?
Como a marca reside no inconsciente dos consumidores, cada pessoa escolhe para si as marcas da sua preferência. O trabalho da agência de branding é definir os valores, crenças, propósitos e personalidade de uma marca para que essa se comunique de forma direta com os seus consumidores.
Os pilares no desenvolvimento de uma marca são:
Posicionamento
O posicionamento consiste em definir como a marca deve se comunicar e ser captada pelo consumidor, assim como definir a sua diferenciação da concorrência. Para isso, conhecer a concorrência e entender profundamente o modo de vida de seus consumidores é essencial.
Preço
Muitas vezes o preço do produto faz parte do processo de posicionamento da marca, já que o objetivo de lançamento pode ser alcançar uma classe em específico. Por exemplo, a Unilever possui 2 produtos de limpeza para roupas em suas marcas (OMO e Surf). Cada produto está destinado para uma classe econômica. Por isso, além de ambos se comunicarem de forma diferente com os seus consumidores, cada um possui uma precificação.
História
Toda marca precisa de uma história. Marcas que contam boas histórias entram na vida dos seus consumidores, que acabam querendo viver essa história junto a marca.
Design
O design é responsável por dar vida a marca, através de cores e formas. O principal trabalho do designer é reforçar, através de sua criação, a personalidade da marca. Seja na criação do nome (naming), slogan, tagline, logotipo, papelaria, embalagens, ponto de venda, site, tudo deve se comunicar de forma única.
Atendimento ao cliente
Nenhuma marca sobrevive sem clientes. Assim, o atendimento ao cliente deve ser especialmente modelado para que não haja ruídos e que cada cliente se sinta único.
Assim, podemos concluir que branding é o trabalho de gestão da marca em Publicidade, Design e RP.
Concluindo o tema que deu título a esse post, a grande maioria das pequenas e médias empresas nunca passaram por um diagnóstico de branding, seja por desconhecer o processo, julgar um investimento desnecessário ou mesmo por menosprezá-lo. Na Izanagi, trabalhamos o planejamento de marcas para empresas de todos os portes através de um serviço chamado Alicerces da Marca.