Se você planeja abrir uma agência ou mesmo se trabalha como freela / home office, saiba que alocar uma parte da sua verba para ferramentas será indispensável. Além de ajudarem na organização do trabalho, nos ajudam a poupar tempo e dinamizar tarefas.
Obviamente, cada profissional se sentirá mais a vontade com uma determinada ferramenta, mesmo porque cada uma terá mais ou menos funções que lhe são particularmente úteis, mas abaixo listamos as 7 ferramentas que não abrimos mão na Izanagi:
Basecamp
A partir de $29 / mês
É impossível trabalhar com projetos e equipes sem um sistema de gestão de tarefas bem estruturado. O Basecamp é um sistema da conhecida 37signals que nos permite definir equipes, discutir projetos, controlar horas gastas em cada tarefa, armazenar arquivos e convidar clientes para que tenham acesso a áreas determinadas pela agência, como na aprovação de layouts, deixando documentado no sistema.
Similares que já testamos:
Highrise
Atualização em 2020: Infelizmente, o Highrise fechou suas portas para novos clientes.
A partir de $24 / mês
O Highrise é um sistema de CRM da 37signals, mesma empresa do Basecamp. A ferramenta nos permite gerenciar clientes, prospects e empresas, cadastrar tarefas administrativas, adicionar lembretes, gerenciar e armazenar emails importantes dentro da ferramenta e oferece um sutil controle financeiro, dividindo os valores em recebidos (projetos fechados) e perdidos (contratos não concretizados). Mesmo com muitas funções, a ferramenta não é a melhor do mercado, mas nos atende em particularidades da agência.
Similares que já testamos:
Slack
Gratuito para pequenas equipes.
O Slack é um sistema de comunicação para equipes, o que é fundamental principalmente para empresas que trabalham com times remotos. Com o uso do communicator é possível criar canais (um para cada projeto, por exemplo), centralizar toda a comunicação em um único local (mais fácil de buscar informações sobre um projeto), enviar arquivos, áudios e vídeos, criar funções customizadas e ainda integrar a outros serviços, como Dropbox, Google Drive, Github e muitos outros, facilitando a vida de quem precisa de agilidade.
Similares que já testamos:
Browser Stack
A partir de $29 / mês
Para quem desenvolve sites, testar o projeto em diversos sistemas operacionais e browsers diferentes pode ser uma tarefa árdua. O Browser Stack permite que sites sejam rapidamente visualizados nos mais diversos sistemas operacionais, browsers e dispositivos, permitindo rápidos ajustes no código.
Dropbox
Gratuito para até 2GB de armazenamento
O Dropbox é um serviço de armazenamento de arquivos, o chamado armazenamento na nuvem. Com computadores com armazenamentos cada vez menores e com o compartilhamento de arquivos com equipes remotas, o uso de um armazenamento na nuvem se torna quase obrigatório. Existem diversos outros no mercado, mas nenhum é tão charmoso quanto ao Dropbox, que consegue ter uma interface agradável na versão desktop e mobile, seja pelo site ou pelo aplicativo.
Similares que já testamos:
Mailchimp
Gratuito para listas de até 2.000 emails, com 12.000 envios mensais
Para manter uma comunicação ativa com clientes é necessário um sistema profissional de envio de newsletters. Sem dúvidas, o Mailchimp é o melhor que já utilizamos. O sistema permite gerenciar listagens de emails, criar envios automáticos por agendamento ou automatizados (como uma data de aniversário ou vencimento de uma fatura), testes A/B e a montagem de mensagens através de um sistema WYSIWYG (What You See Is What You Get ou “O que você vê é o que você obtém”). Além disso, conta com relatórios completos sobre cada campanha de envio de emails.
Já testamos diversos outros sistemas de envio de newsletters, mas nenhum vale ser mencionado.
Instamizer
Gratuito para 1 perfil do Instagram com até 8 publicações ao mês
Para empresas que gerenciam contas em redes sociais, existem inúmeros sistemas que agilizam processos, agendam postagens e emitem fantásticos relatórios, mas vamos citar apenas o Instamizer ao falar de Redes Sociais pois ele faz o que nenhum outro sistema faz: Permite agendar postagens no Instagram.
Além desses, usamos outros serviços mas esse é o nosso canivete suiço de ferramentas para o dia a dia da agência. E no seu dia a dia, quais ferramentas não podem faltar?