Beirando os meus 40 anos, vivi o mundo offline, sem internet. Para comprar um imóvel, a gente tinha que visitar a imobiliária e ficar passando páginas e páginas de um fichário com fotos de baixíssima qualidade, impressas em uma impressora de cartuchos remanufaturados. Era uma experiência desgastante para o comprador.

Em pleno 2020, todas as imobiliárias possuem site e redes sociais. Sendo essas, mídias que dependem diretamente de boas fotos para atrair e encantar os clientes interessados em comprar ou alugar um imóvel. 

Mas diferente do que muitos corretores de imóveis e fotógrafos iniciantes imaginam, o que difere uma foto encantadora de uma foto tenebrosa, não é (somente) o equipamento utilizado e sim, uma série de fatores que podem mudar completamente o sentimento que a foto transmite.

COMPOSIÇÃO DO AMBIENTE

O que mais vejo nas fotos de imóveis são ambientes despreparados para o clique. Roupas penduradas, toalhas emboladas, 20 ursos em cima da cama, são alguns exemplos. Esse tipo de falha vai estragar qualquer fotografia ou aumentar consideravelmente o seu tempo de pós edição. 

Então, antes de fazer a foto, observe a composição da cena. Veja o que está dentro do seu quadro e componha de forma harmônica. Se a cama está com um edredom de oncinha, peça para o proprietário colocar um mais neutro. Arrume as cortinas. Mude o ângulo de uma cadeira para que fique na posição certa para o ângulo da foto. Acredite, preparar o ambiente antes de fazer a foto, terá uma grande diferença no resultado. 

Alguns dos erros mais comuns (e como melhorar)

  • Banheiro com sabonete grudento: Você pode tirá-lo de cena e depois colocá-lo no lugar novamente ou pedir que o cliente troque o sabonete. 
  • Banheiro com tampa do vaso sanitário levantado: Só baixar a tampa. Simples mas muito corretor não faz isso.
  • Closet bagunçado: Se não houver ângulo para esconder a bagunça e o cliente não tiver tempo para arrumá-lo, nem faça a foto. OBS: eu costumo fazer uma foto de baixa qualidade só para ter o registro, caso o cliente argumente pela ausência da foto na entrega.  
  • Cama com ursinhos, 20 almofadas e lençol chamativo: Retiro todos esses itens da cama e peço para o cliente trocar o lençol.
  • Estantes com bibelôs bagunçados: Busco melhorar a sua composição estética, geralmente diminuindo a quantidade de itens. 
  • Quadros tortos: Embora seja fácil de ajustar na pós edição, qualquer item resolvido na fotografia é mais rápido do que ajustar na pós. 
  • Cozinha com 200 itens: A cozinha é uma parte viva da casa, principalmente nas casas que possuem rotinas com crianças. Logo que chego, visito a cozinha e pergunto qual o melhor horário para fotografá-la. Cuidado com detergentes, pano de prato, imãs na geladeira, etc na cena. 
  • Decoração de natal: Isso é um problema, pois marca na foto o tempo que o imóvel está à venda. Nem sempre é fácil remover a decoração, então, seja criativo nos ângulos e possível pós edição das fotos.

Observações importantes:

  • Se o seu cliente é o proprietário, será mais fácil compor os ambientes, pois ele está pagando pelas fotografias. Quando o seu cliente é a imobiliária, nem sempre o proprietário do imóvel estará disposto a atender os seus pedidos. Tenha o bom senso em analisar cada caso.
  • É importante que o cliente ou um funcionário acompanhe a produção das fotos. Quando for necessário trocar um objeto de lugar, peça ao cliente que mude para você. Quebrar uma peça de arte pode comprometer bastante o seu bolso (e até a sua carreira).
Romero Britto com cara de espanto ao ver sua peça sendo quebrada pela cliente.

ÂNGULO DA FOTO

Sem o ângulo correto, uma foto é apenas um registro. Para expressar valor e sentimento, nada será mais poderoso do que explorar os ângulos certos do ambiente que está retratando.

Planejar o que será fotografado e definir o primeiro e segundo plano da foto, utilizar elementos em perspectiva para causar a sensação de movimento e compor com base na regra dos terços são alguns pensamentos que irão elevar o nível das suas fotografias.

O vídeo abaixo explica muito bem o que cito acima:  

LUZ NATURAL

Quando falamos de fotografia de imóveis, seja para imobiliárias ou arquitetura, a luz natural é imprescindível. Seja para causar uma sensação de alegria na foto da piscina iluminada pelo Sol, revelar formas através da alternância de sombra e luz de um solarium ou o contraste do céu azul com a fachada branca da casa, esperar o momento certo da luz irá fazer uma enorme diferença para a sua fotografia. 

Para ajudar, existem aplicativos que utilizam a sua geolocalização para ilustrar o movimento que o Sol irá fazer hora a hora na casa. Com isso, basta se planejar e utilizar o melhor momento para cada cômodo da casa. Na Izanagi, utilizamos o app Sun Surveyor com versão para iPhone e Android.  

Aplicativo Sun Surveyor permite ver o posicionamento do sol

Outro fator referente a luz que dará um charme extra na foto é a utilização da chamada golden hour (hora dourada). A golden hour acontece por volta de uma hora antes e uma hora depois do nascer e do pôr do sol. Justamente como o nome sugere, essa luz gera um tom dourado na foto, causando uma valiosa coloração. Além disso, como a fonte de luz está mais baixa e mais fraca, gera sombras menos duras e mais alongadas, permitindo compor imagens com esses recursos. 

Lembrando que a golden hour não acontece em dias nublados ou chuvosos. 

EQUIPAMENTO DE APOIO

Quando falamos de equipamento fotográfico, todo mundo quer saber qual câmera comprar mas ignora alguns equipamentos que farão bastante diferença na fotografia. 

Tripé

A maioria dos corretores de imóveis não utiliza tripé em suas fotografias pois alegam que “dá trabalho” carregar e montar o tripé. Mesmo sendo mais um item para carregar, ele é um aliado para a boa fotografia de imóveis.

O tripé será responsável por:

  • Nivelar a sua câmera para uma foto com horizonte reto.  
  • Estabilizar a câmera para fotos mais nítidas (principalmente em fotos com velocidade abaixo de 1/60).
  • Permitir realizar a mesma fotografia com exposições diferentes para trabalhar na pós edição (como no caso de salas escuras com janelas iluminadas pelo sol). 

Filtros de lentes

Existem diversos filtros para lentes, desde filtros para proteção (filtro UV), filtros para efeitos (sabe aquela estrelinha na luz da lâmpada? Isso é feito com um filtro Cross Screen) ou o filtro que quero recomendar aqui, que é o filtro de Densidade Neutra ou filtro ND. 

Esse filtro funciona como um óculos escuros que irá reduzir a entrada de luz na lente. Ele é muito importante para fotos em momento de luz intensa. 

Imagine o seguinte cenário: Sol de meio dia e estamos fotografando a área de lazer de uma casa. Piso branco, cadeiras brancas e a piscina com uma cascata de água cristalina. Mesmo que estejamos a favor da fonte de luz, todos esses elementos estão refletindo a luz do sol diretamente para a lente. Assim, vamos colocar o ISO no mínimo e fechar a abertura no máximo, mas não quero aumentar a velocidade para preservar o movimento fluído da água. Neste caso, provavelmente terei uma exposição de luz completamente estourada.  

A única saída é uso do filtro ND. Você pode comprar o filtro ND com a densidade fixa ou variável. No variável, você rotaciona e ele alterna do mais claro para o mais escuro. 

Filtro ND ajuda nas fotos com muita luz

A LENTE CERTA 

Por mais que a maioria das pessoas perguntem qual câmera comprar, a escolha da lente correta é um item ainda mais importante para se preocupar. 

Quando falamos de fotos de imóveis, as melhores lentes são as grande angulares. Essas são lentes abertas, que mostram mais elementos no enquadramento da foto. Dificilmente uma lente acima de 50 mm será usal para fotos de imóveis. Lentes com milimetragem de 10, 12, 16 até 24 mm são as indicadas.  

Para fotos de imóveis, nada se compara as lentes grande angulares

PÓS EDIÇÃO

Nem o fotógrafo mais purista tem a expectativa que suas fotos saiam prontas do cartão de memória. A pós edição será necessária para ajustar a luz, cores ou retirar algum elemento que não deveria estar na foto.

Os softwares de edição de imagens mais usados pelo mercado são da Adobe: Photoshop e Lightroom.

Cada profissional tem a sua metodologia, mas no meu caso, costumo fazer todo o tratamento da foto no Photoshop e depois, em alguns casos, faço uma graça com as cores no Lightroom. É questão de gosto e habilidade com cada um dos softwares.   

Junto a tudo que disse acima, obviamente será necessário dominar a utilização da câmera. A fotografia com a câmera no modo automático é um enorme limitador, pois as decisões técnicas da foto ficam a cargo de um software e não do olhar humano. Aprender a regular manualmente a exposição do ISO, velocidade, abertura e a temperatura de cor, além de explorar as fotos em RAW e a focagem manual irão levar a suas fotografias outro patamar. 

Espero ter ajudado.
Caso ainda tenha alguma dúvida, escreva nos comentários abaixo.