O mundo já era online há mais de 2 décadas, mas foi 2020 quem jogou todas as esperanças de sobrevivência econômica para a internet. Com isso, home-office, lives e perfis profissionais começaram a comandar a cadeia corporativa. 

Se você usa o seu perfil do Instagram ou Linkedin para fazer negócios, saiba que a sua foto será responsável pelos famosos 2 segundos de classificação. Ou seja, em apenas 2 segundos, o novo visitante que chegou no seu perfil já terá dado um significado para você. 

Mas como isso funciona? Eu poderia aprofundar o assunto falando sobre gestalt, semiótica, arquétipos e Jung, mas isso deixaria esse post longo e maçante, fugindo do propósito. Então, vamos direto ao ponto. 

Nosso cérebro sempre busca atalhos para economizar energia. Assim, quando eu envio uma mensagem com dois pontos paralelos e uma linha curva embaixo, você já interpreta que aquele ícone representa um rosto sorrindo. Você não precisou analisar os pontos e constatar que eram olhos, que pelo fato da linha curva estar abaixo dos pontos, seria uma boca sorrindo e ainda, que isso era uma forma de demonstrar felicidade. Seu cérebro usou um atalho pois já tinha essa informação guardada nele.

O cérebro faz isso o tempo todo. Diversos signos, símbolos e sinais são responsáveis por criar a percepção de algo que não está sendo mostrado diretamente aos nossos olhos. Isso acontece não só com imagens, formas e cores, mas também com sons, cheiros, paladar…

Mas como se apropriar dessa característica do cérebro para a fotografia de perfil? 

Bom, antes de tudo, será necessário definir quais atributos você quer passar através da sua imagem.

Se você se destaca por ser uma pessoa comunicativa, aquele “camarada gente boa”, sabe? Se esse é você no dia a dia, fique a vontade em abrir um largo sorriso na foto. Se o seu perfil é mais fechado, mais sério, então será mais apropriado treinar um olhar mais expressivo, direto para a câmera. Só cuidado para não ficar com uma expressão agressiva e pouco convidativa. 

A altura que a câmera estará em relação aos seus olhos também é importante. Faça a sua foto com a câmera na altura dos seus olhos para passar a ideia de igualdade. Aquele líder que toma chopp com a galera na sexta. Já a câmera abaixo da linha dos olhos irá passar a ideia de superioridade. Mas evite usar a câmera acima dos olhos, para não passar uma ideia de inferioridade.

Como estamos falando de avatar de redes sociais, a foto fica naquele espaço bem pequeno, que atrapalha bastante da gente ver em detalhes. Busque um enquadramento entre o seu diafragma e a sua cabeça. Esse corte será o suficiente para que você seja reconhecido e que  tenha a sua imagem fixada pelos clientes. 

A roupa que estará usando deverá ser de acordo com a sua forma de se vestir no trabalho, ou seja, os trajes que o seu público espera te encontrar vestindo em uma reunião. 

Vamos fazer um teste para saber se a roupa escolhida para a sua foto é importante?

Na foto abaixo, me diga qual deles é o advogado e qual é o designer?

Não foi difícil, né? 

Da mesma forma que ao entrar em um hospital e avistar um homem com camisa do Iron Maiden e outro homem com jaleco branco, você já saberá quem é o médico. 

Se tratando de um avatar de rede social, o fundo neutro vai ser a melhor escolha. Assim, não haverá nada atrás de você para dividir a atenção. Use uma parede ou um tecido esticado para isso. 

Acredito que a parte mais delicada de fazer sozinho seja a iluminação. Considerando que não terá muitos recursos, a melhor iluminação será a natural. Busque uma janela e fique lateralmente a ela para ter uma iluminação mais expressiva. Busque deixar um lado mais iluminado e o outro lado mais escuro. Se preferir, fique posicionado frontalmente a janela, para ter uma iluminação total do rosto e diminuir as sombras. A iluminação é um dos pilares principais da fotografia.

A imagem acima foi extraída do vídeo do Bruno Camargo sobre iluminação. Vale a pena assistir: https://youtu.be/-cKxchjj-ck

Viram que não falei de equipamento? Isso porque ele tem a sua importância mas dessa forma, como o último item do retrato. Se tiver acesso e for utilizar uma câmera DSLR ou Mirroless, prefira lentes normais ou tele (entre 50mm e 105mm). Mas o seu celular poderá ser a sua super câmera nessa hora. Limpe a lente do celular na camisa, não deixe sua cabeça ou mãos muito próximas a borda e xiiiiis.

Como não consigo deixar essa parte de lado e ser tão superficial nesse assunto, irei voltar ao ponto que tratava lá no início. Vamos falar da sua personalidade e como você pode evidenciar isso na foto. 

Quando trabalho a fotografia para reposicionamento de imagem, faço uma entrevista com o retratado e busco entender pontos da sua personalidade, objetivos, crenças e medos para traçar a sua persona usando os arquétipos de Jung. Se você se interessa por retratos, será um aprofundamento válido, busque por isso.

Simplificando, mas apenas para exemplificar:

Você se vende como intelectual? Isso identifica o arquétipo do Sábio. Logo, deixe uns livros aparecendo em segundo plano na sua fotografia. Se usa óculos para leitura, não retire para a foto. 

Você se vende como alguém de personalidade forte, que não se encaixa nas regras? Pode ser que o arquétipo do Fora-da-lei seja adequado para você. Uma jaqueta de couro, barba por fazer (no caso de homens, claro) e tatuagem em evidência podem ajudar a caracterizá-lo.

Você se vende como alguém que não nega um desafio? Certamente, o arquétipo do herói irá identificar bem o seu perfil. Prefira um enquadramento com a câmera abaixo da linha dos olhos e escolha cores como azul e vermelho.

Espero que essas dicas possam ajudá-lo a atrair mais clientes ao seu perfil, com aumento do engajamento e vendas. 

Caso tenha ficado com alguma dúvida, envie nos comentários abaixo. 

Será um prazer ajudar.